Por Cris Paiva, Consultora em Comunicação*
O que você sente quando está diante de uma plateia? Seja sincero. O coração bate forte e acelerado? A respiração fica ofegante? A boca seca? A voz parece estar presa na garganta? O nome disso é “medo” de falar em público.
O medo é uma das emoções que fazem parte da vida de qualquer pessoa. É ele que te prepara para correr diante de uma ameaça. Mas, também pode te paralisar e comprometer o seu desempenho em situações profissionais.
Se a sensação de insegurança não for controlada, poderá haver um grande prejuízo na comunicação. Além disso, a sua conexão com os ouvintes também será afetada.
Sabia que a ansiedade pode trabalhar a seu favor?
Se você tem uma apresentação ou palestra agendada, faça a ansiedade trabalhar a seu favor. Aproveite essa sensação para se concentrar ainda mais no passo a passo que deverá seguir para ter uma excelente performance.
Outra dica que vai te ajudar a se preparar emocionalmente é promover diálogos internos com frases positivas. Fale para o cérebro que você está preparado, que sabe o que precisa ser feito e que vai ser bem-sucedido.
Também é uma boa estratégia construir cenários imaginários. Feche os olhos, perceba a plateia e o local onde será a apresentação. Visualize as situações que irá vivenciar e como reagirá diante delas. Quando chegar a hora, você estará muito mais seguro.
Incorpore pequenos treinamentos à sua rotina. Como isso pode ser feito? Exponha-se mais em reuniões, dê a sua opinião, contribua para a discussão. Encare pequenos desafios e, aos poucos, aumente o grau de exposição.
Que tal investir na sua preparação técnica?
Além do preparo emocional é de fundamental importância que você esteja muito bem preparado tecnicamente também. E isso inclui saber o que será dito, para quem e como.
Memorize o conteúdo. Uma tática interessante é o mapa mental. Liste os tópicos para nortear a sequência da sua apresentação e coloque os detalhes sobre cada assunto. Isso vai te ajudar bastante a se organizar mentalmente. Durante a apresentação, não se sinta intimidado se houver necessidade de consultar o mapa mental. Faça isso com naturalidade.
Treine a sua apresentação em voz alta. Use os slides para se familiarizar com a exibição das telas enquanto expõe as suas ideias.
Aproveite para gravar um vídeo e fazer a análise do seu desempenho. Fique atento à entonação, firmeza da voz, dicção, velocidade e ritmo da fala. Avalie ainda a sua postura, gestos, clareza, objetividade e uso de vícios de linguagem. Faça isso várias vezes, até se sentir seguro e aprovar a sua performance.
Enfim, aprimore o seu estilo de comunicação
Você já sabe que para se apresentar para uma plateia deve se preparar técnica e emocionalmente. Controlar o medo e a insegurança é fundamental para que a comunicação não seja prejudicada. Preparei essa lista de atitudes que vão te nortear em busca do seu melhor desempenho.
- Treine. De preferência, em voz alta.
- Lembre-se: você se preparou como nunca para esse momento.
- Organize as ideias em uma sequência lógica.
- Controle a respiração: inspire profundamente e solte o ar, contraindo o diafragma. Repita esse movimento duas, três vezes.
- Cuide do corpo: alongue-se, rode os ombros para trás, movimente a cabeça para os lados e para a frente.
- Cuide do rosto: relaxe os músculos da face, abra e feche os olhos e a boca.
- Articule as palavras com a boca bem aberta, movimentos amplos e precisos.
- Beba água antes e durante a apresentação. A adrenalina resseca a garganta!
- Suba no palco com postura e crença de vencedor: essa imagem será reconhecida pelo público e por você mesmo.
- Tenha em mente que você é a pessoa mais bem preparada para estar no palco.
O estilo de comunicação é um comportamento que se aprende. Olha que boa notícia! Por isso, ele pode ser modificado e aprimorado. Evitar se expor em público não favorece o desenvolvimento de novos comportamentos e nem ajuda a controlar o medo. Por isso, comunique-se! Utilize todas as situações – formais, informais ou inusitadas – para aperfeiçoar o seu comportamento comunicativo.