Comunicação de Excelência: o caminho para o Sucesso Profissional

Por Cristina Paiva, Mentora em Comunicação*

Quando falamos em excelência, muitas vezes associamos a ideia de perfeição, mas são conceitos distintos. Excelência é sobre fazer o melhor dentro do contexto e das circunstâncias que se tem, enquanto a perfeição é uma meta inalcançável e subjetiva. Como bem disse Cortella: “quem atingiu a perfeição já morreu”. Há dias em que o ótimo não será possível, e tudo bem. O importante é buscar o melhor que se pode oferecer naquele momento.

Eu mesmo, como alguém que atua na área de treinamentos, frequentemente me pego refletindo se poderia ter sido melhor em determinada atuação. A autocrítica é constante, mas o que sempre me acalma são os feedbacks positivos que recebo. Isso me lembra que a busca pela perfeição pode ser dolorosa e exaustiva, especialmente para os mais exigentes. Sair desse ciclo é possível, e envolve desenvolver entregas eficientes ao mesmo tempo em que se constrói uma maior segurança interna. Esse é um processo que demanda consciência e controle, um caminho que ensino em meus treinamentos, muito além de simples técnicas, mas como uma jornada de autoconhecimento e prática automonitorada.

O importante é saber que buscar a excelência na comunicação, certamente, vai te trazer inúmeros benefícios. Quer saber quais? Veja a lista abaixo. 

  1. Pessoas que se comunicam bem são mais produtivas.

Comunicação eficiente reduz ruídos, diminui a probabilidade de mal-entendidos e conflitos, e impacta positivamente a capacidade de entrega de um profissional. A clareza na comunicação é fundamental para aumentar a produtividade.

  1. Pessoas que se comunicam bem são mais admiradas e respeitadas.

A boa comunicação permite que se exponha com clareza toda a competência técnica, aumentando as chances de sucesso na carreira. Profissionais que sabem se comunicar tendem a ser mais admirados e a conquistar o respeito de seus colegas e superiores.

  1. Pessoas que se comunicam bem são mais felizes.

Manter boas relações através de uma comunicação clara e empática gera bem-estar, potencializa momentos prazerosos e reduz a ansiedade e a frustração. A comunicação é um fator essencial para nutrir relacionamentos saudáveis e gratificantes.

  1. Pessoas que se comunicam bem elevam o potencial de crescimento em sua área profissional.

Diversos estudos comprovam que a habilidade de comunicação é um pré-requisito para o desenvolvimento e evolução na carreira. Investir em melhorar essa habilidade é, sem dúvida, investir em seu futuro profissional.

  1. Pessoas que se comunicam bem têm mais chances de alcançar os objetivos em seus projetos.

Quando as ideias são expostas com clareza, o impacto é imediato: atraem atenção, despertam interesse e, principalmente, são compreendidas. A boa comunicação é a chave para atingir metas com eficácia.

  1. Pessoas que se comunicam assertivamente com a equipe conseguem entregas mais rápidas.

A assertividade na comunicação facilita as interações, promove cooperação e colaboração no grupo, resultando em um ambiente de trabalho mais ágil e eficiente.

Pense em alguém que você considera um bom comunicador. Agora, reflita sobre os motivos que te levam a admirar essa pessoa. Provavelmente, você identificou uma série de características positivas, desde a clareza na expressão até a capacidade de ouvir e responder adequadamente.

A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida. Existem inúmeras técnicas e ferramentas que podem ajudar no aprimoramento dessa competência, tornando a comunicação profissional mais clara e assertiva. Sem dúvidas, investir na comunicação de excelência é sinônimo de conquistar resultados mais satisfatórios, tanto na carreira quanto na vida pessoal.

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