Por Cris Paiva, Consultora em Comunicação*
Negar um pedido não é uma tarefa fácil, mas é extremamente possível dizer “não” de maneira assertiva. Para isso, é importante desenvolver a habilidade de negar. Assim, você irá respeitar o que você dá conta de atender naquele momento. Além disso, estabelecerá limites em relação às entregas, deixando claro o que está dentro das possibilidades.
Quando você receber uma solicitação, analise a situação, o contexto, as necessidades das partes envolvidas e as soluções viáveis. Depois que fizer isso e chegar à conclusão de que realmente não consegue atender ao pedido por completo você pode seguir os seguintes passos:
Seja empático
Antes de simplesmente dizer não, mostre para a pessoa que você a compreende. Seja empático. Diga que entende a necessidade dela. Ser empático é conseguir, de fato, compreender a motivação da necessidade do outro.
Dê uma justificativa
Vá além da empatia. Explique de forma detalhada e, ao mesmo tempo, coerente as motivações que você tem para não atender por completo a necessidade do solicitante. A justificativa é fundamental para a compreensão de que você não está negando um pedido ou solicitação por má vontade ou falta de cuidado com o outro.
Ao compreender o motivo da negativa, o interlocutor percebe que na relação existem dois universos: o dele e o do outro, que impede que a sua necessidade seja atendida de imediato.
Ofereça uma alternativa
Apesar do pedido não poder ser atendido naquele exato momento da maneira como a pessoa deseja, tente encontrar uma alternativa. Use a sua energia para buscar o caminho do meio. Será que há outra possibilidade de atender parcialmente essa necessidade? Dê uma sugestão que seja viável para você e para a pessoa.
Veja um exemplo de como negar um pedido sendo empático, dando uma justificativa e oferecendo uma alternativa:
– Eu compreendo que você precisa da minha contribuição para elaborar o relatório para a apresentação dos dados. Sei que isso é relevante para o seu trabalho, mas tenho que terminar o levantamento de informações que serão divulgadas na reunião do conselho administrativo na semana que vem. Se eu não fizer isso poderemos perder investimentos importantes. Por isso, eu não posso te atender de imediato. Mas, assim que eu terminar o levantamento daqui a quatro dias, posso te ajudar no que for necessário. Esse prazo te atende?
Treinamento é essencial
Quando você se matricula em uma academia tem o propósito de trabalhar os músculos. Correto? Você se dedica a uma série de exercícios com essa finalidade. No início, a atividade pode gerar um certo desconforto e até dar preguiça. Mas, é o treino é que vai proporcionar a condição de melhora da performance. Com a técnica do “não positivo”, o processo é parecido. Por isso, treine a execução desses passos para ter um conforto maior quando for necessário se posicionar de maneira assertiva. Mas, tenha em mente que o uso do “não assertivo” vai além de dominar uma técnica. É imprescindível fortalecer o olhar sobre as situações, aumentar a autopercepção e a empatia para encontrar soluções que sejam boas e viáveis para todos.