Por Cris Paiva, Consultora em Comunicação*
Seu roteiro já está prontinho para a apresentação. As ideias estão organizadas e a fala estruturada. É hora de respirar aliviado? Não mesmo. Se você não se preparar pode comprometer todo o sucesso do seu trabalho.
Um dos primeiros passos para o treinamento é ler o roteiro em voz alta. Nesse momento, você vai identificar se há palavras complicadas de serem ditas. Troque-as por termos mais fáceis e compreensíveis, que possam ser pronunciados de maneira natural.
Procure também usar um celular para gravar o seu treino. Avalie a sua desenvoltura e anote os aspectos que possam ser melhorados.
As expressões faciais também são muito importantes. Os gestos são primordiais para uma leitura expressiva.
Perceba se o ritmo da fala está confortável para o seu perfil. Não fale rápido demais e nem lentamente. Tente encontrar um equilíbrio.
O tom e o volume da voz devem ser coerentes com o contexto. Se você estiver em uma apresentação online, não precisa falar alto. Mas, aumente o volume ao se apresentar presencialmente sem um microfone ou com um equipamento sem potência.
Abuse dos recursos expressivos
A utilização de um roteiro durante a apresentação pode comprometer a sua naturalidade. É que, ao fazer a leitura, você corre o risco de perder alguns aspectos da fala espontânea. Por isso, tente ler da forma como você conversa.
Durante um bate-papo, é muito comum a utilização de recursos expressivos. E, muitas vezes, você nem nota que eles estão ali. Veja bem:
– Variação no tom de voz: grave indica seriedade e agudo, leveza.
– Divisão de sílabas: ajuda a enfatizar as características que você quer valorizar.
– Articulação: serve para dar ênfase em algum trecho da frase.
– Ênfase de pausa: dar uma paradinha em determinada palavra ajuda a destacar um termo importante.
– Alongamento de palavras: usado para sinalizar tempo e distância.
– Velocidade: mais lenta para marcar uma informação relevante e mais rápida para informações que não têm tanta importância.
Percebe como esses recursos estão presentes no seu dia a dia durante os momentos em que você conversa com alguém? Então, para ler de forma espontânea é só lembrar-se de utilizá-los. Essa ferramenta ajuda a trazer engajamento e atrai a atenção e o interesse do ouvinte. E lembre-se sempre de treinar antes do grande momento.
Foto de capa: Pixabay