Comunicação confiante: 3 etapas para a preparação eficiente.

*Por Cris Paiva, mentora em comunicação.

Por que tantas pessoas não se sentem preparadas para se comunicar, mesmo quando dedicam tempo e esforço para se organizar? É natural que, em algum contexto de comunicação, surjam sentimentos de insegurança ou desconforto. 

Recentemente, realizei uma análise com base em formulários respondidos por meus clientes para entender melhor essa questão. A pesquisa focou em indivíduos que nunca haviam participado de um treinamento formal de comunicação.

Os resultados foram surpreendentes: 95% dos respondentes relataram que não se sentem confortáveis para falar em público, mesmo após se prepararem. Além disso, 100% desses indivíduos afirmaram não ter clareza sobre como sua comunicação é percebida pelos outros e reconheceram a falta de domínio das técnicas de apresentação.

O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões e hipóteses sobre as causas dessa insegurança, bem como apresentar estratégias eficientes para minimizá-la.

Com base em meus estudos nas área da comunicação, neurociência e comportamento humano, além da experiência no acompanhamento de diversos profissionais, acredito que os resultados acima apresentados são reflexos da ausência de três aspectos que destaco abaixo:

1. Método Ineficiente: a ausência de um método adequado de preparação.

2. Domínio dos Elementos de Comunicação: a falta de entendimento sobre os componentes essenciais da comunicação.

3. Comunicação intrapessoal negativa: não eliminar pensamentos autossabotadores.

Na prática, percebo que a falta de um método estruturado ou a utilização ineficiente do tempo em cada etapa de preparação são fatores que contribuem significativamente para a falta de segurança durante apresentações, reuniões, palestras, gravações, entrevistas…

Por isso, quero te apresentar três etapas essenciais para dominar o conteúdo e conquistar mais clareza e segurança em sua exposição. 

  •  Etapa 1: Reconhecimento

Nesta fase, é crucial realizar uma varredura do conhecimento e aplicar um checklist. Pergunte a si mesmo:

– O que sei sobre o assunto?

– Quais são as perguntas frequentes sobre o tema?

– Qual é o contexto do evento?

– Quem é o público-alvo?

– Quais são os objetivos e as mensagens centrais?

  • Etapa 2: Organização das Ideias

A organização das ideias deve levar em consideração a situação e o contexto. Priorize e, se necessário, elimine mensagens irrelevantes. Estruture sua apresentação para engajar a audiência desde o início, reforçar argumentos no meio e concluir de forma clara e direcionada.

Um elemento fundamental que aumenta o nível de coerência entre as mensagens e garante o engajamento do público é encontrar a relação entre as ideias apresentadas. Por isso, use conectivos e frases que trazem conexões entre o que foi apresentado e o que será dito na sequência. Um excelente recurso é o uso de perguntas retóricas. 

  • Etapa 3: Preparação da Performance

A última etapa envolve a prática da performance. Utilize técnicas de memorização, controle consciente dos elementos não verbais (ênfases, pausas, velocidade, articulação das palavras, gestos, postura e expressão facial) e gerencie o tempo de exposição. Gravações podem ser úteis para autoavaliação e aprimoramento.

Quando a pessoa não tem consciência sobre como a forma que se comunica pode impactar o outro se sente totalmente vulnerável e desprotegida. É fundamental conquistar a confiança dos recursos vocais e corporais que usamos para nos expressar. Por isso, essa etapa, apesar de muitas vezes ser negligenciada por muitos, é essencial para adquirir maior segurança no momento da exposição. 

Mas, ela só será realmente útil, se você puder ter um olhar generoso para sua exposição e identificar os pontos fortes da sua comunicação e os pontos que de fato necessitam de melhorias. Os aspectos que necessitam de aprimoramento devem ser cuidados na próxima vez que fizer o treinamento em voz alta.

Certamente, seguir essas três etapas te ajudará a garantir uma preparação completa e eficiente, promovendo maior segurança e eficácia na comunicação. Se você acredita que há a necessidade de  ter um desempenho com mais qualidade nas suas apresentações use a regra dos 3Ps, descrita por Chris Anderson, curador do TED Talks. Tenha propósito, presença e prática.

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