Por Cristina Paiva, Mentora em Comunicação*
Quando falamos em excelência, muitas vezes associamos a ideia de perfeição, mas são conceitos distintos. Excelência é sobre fazer o melhor dentro do contexto e das circunstâncias que se tem, enquanto a perfeição é uma meta inalcançável e subjetiva. Como bem disse Cortella: “quem atingiu a perfeição já morreu”. Há dias em que o ótimo não será possível, e tudo bem. O importante é buscar o melhor que se pode oferecer naquele momento.
Eu mesmo, como alguém que atua na área de treinamentos, frequentemente me pego refletindo se poderia ter sido melhor em determinada atuação. A autocrítica é constante, mas o que sempre me acalma são os feedbacks positivos que recebo. Isso me lembra que a busca pela perfeição pode ser dolorosa e exaustiva, especialmente para os mais exigentes. Sair desse ciclo é possível, e envolve desenvolver entregas eficientes ao mesmo tempo em que se constrói uma maior segurança interna. Esse é um processo que demanda consciência e controle, um caminho que ensino em meus treinamentos, muito além de simples técnicas, mas como uma jornada de autoconhecimento e prática automonitorada.
O importante é saber que buscar a excelência na comunicação, certamente, vai te trazer inúmeros benefícios. Quer saber quais? Veja a lista abaixo.
- Pessoas que se comunicam bem são mais produtivas.
Comunicação eficiente reduz ruídos, diminui a probabilidade de mal-entendidos e conflitos, e impacta positivamente a capacidade de entrega de um profissional. A clareza na comunicação é fundamental para aumentar a produtividade.
- Pessoas que se comunicam bem são mais admiradas e respeitadas.
A boa comunicação permite que se exponha com clareza toda a competência técnica, aumentando as chances de sucesso na carreira. Profissionais que sabem se comunicar tendem a ser mais admirados e a conquistar o respeito de seus colegas e superiores.
- Pessoas que se comunicam bem são mais felizes.
Manter boas relações através de uma comunicação clara e empática gera bem-estar, potencializa momentos prazerosos e reduz a ansiedade e a frustração. A comunicação é um fator essencial para nutrir relacionamentos saudáveis e gratificantes.
- Pessoas que se comunicam bem elevam o potencial de crescimento em sua área profissional.
Diversos estudos comprovam que a habilidade de comunicação é um pré-requisito para o desenvolvimento e evolução na carreira. Investir em melhorar essa habilidade é, sem dúvida, investir em seu futuro profissional.
- Pessoas que se comunicam bem têm mais chances de alcançar os objetivos em seus projetos.
Quando as ideias são expostas com clareza, o impacto é imediato: atraem atenção, despertam interesse e, principalmente, são compreendidas. A boa comunicação é a chave para atingir metas com eficácia.
- Pessoas que se comunicam assertivamente com a equipe conseguem entregas mais rápidas.
A assertividade na comunicação facilita as interações, promove cooperação e colaboração no grupo, resultando em um ambiente de trabalho mais ágil e eficiente.
Pense em alguém que você considera um bom comunicador. Agora, reflita sobre os motivos que te levam a admirar essa pessoa. Provavelmente, você identificou uma série de características positivas, desde a clareza na expressão até a capacidade de ouvir e responder adequadamente.
A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida. Existem inúmeras técnicas e ferramentas que podem ajudar no aprimoramento dessa competência, tornando a comunicação profissional mais clara e assertiva. Sem dúvidas, investir na comunicação de excelência é sinônimo de conquistar resultados mais satisfatórios, tanto na carreira quanto na vida pessoal.