Por Cris Paiva, Consultora em Comunicação*
Ambientes perigosos? Isso mesmo! Você não leu errado. A comunicação com qualidade depende de uma série de fatores internos e externos. Um deles é o ambiente. Saiba que os recursos utilizados e o público irão interferir diretamente no processo de comunicação e podem beneficiar ou prejudicar o resultado da sua performance.
Certa vez, ao prestar o serviço de consultoria para uma cliente, ela me disse que os “cachorros maus”, ou seja, os “pensamentos negativos” que não contribuíam para a sua desenvoltura, já haviam sido controlados. Mas, ela precisava focar nos “ambientes perigosos”, que ainda insistiam em interferir negativamente na sua comunicação.
Ao mencionar “ambientes perigosos”, ela se referia, por exemplo, a locais barulhentos que provocavam o descontrole do tom de voz. Outras vezes, ela precisava administrar o tempo, ou seja, o conteúdo era extenso demais e ela acabava falando muito rápido para nenhum tópico ficar de fora. A melhor estratégia nesse caso é condensar os assuntos e apresentá-los de forma sucinta e objetiva.
E, você? Consegue identificar situações ou ambientes que podem interferir negativamente no seu desempenho comunicativo? Muitas pessoas relatam como problema o ambiente de “fala hostil”, ou seja, quando há uma grande objeção ou resistência do público em relação ao tema ou assunto.
Além disso, costumo escutar:
“Falar para pessoas com tanto conhecimento, títulos ou que são especialistas em determinados assuntos é muito difícil. Acabo ficando extremamente ansioso (a) e nem percebo o que estou falando. Eu me perco, dá branco.”
“Falo para muitas pessoas em eventos e palestras, mas enfrentar uma câmera é muito diferente.”
Qual é o gatilho que pode prejudicar a qualidade da sua comunicação?
O importante de toda essa nossa conversa é reconhecer quais são os fatores que podem levá-lo a ter um mau desempenho no processo de comunicação e já se equipar com as ferramentas certas para enfrentar esses “perigos”. Para isso, é necessária uma boa preparação.
A maioria das pessoas se prepara apenas estudando e revisando o conteúdo da mensagem. Mas, o processo vai muito além disso. É essencial conhecer e dominar os pensamentos e sentimentos, bem como identificar, reconhecer e saber como agir nos momentos em que estiver em um ambiente desfavorável.
- Tenha sempre as respostas para os seguintes questionamentos:
- Quais elementos da minha comunicação sofrem efeito negativo do ambiente?
- Em quais ambientes isso acontece?
- Por que isso acontece?
- Quais são as estratégias indicadas para garantir um melhor desempenho nessas condições? O que posso fazer?
Para esse desenvolvimento é necessário o uso da comunicação consciente, que facilitará o processo tanto de auto-observação como de automonitoramento. E isso me faz lembrar uma frase do psiquiatria e psicoterapeuta Carl Jung:
Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino.”
Carl Jung
Pratique a comunicação consciente. Assim, você vai dominar as situações e ambientes desfavoráveis ao bom desempenho comunicativo e conquistar resultados melhores na sua vida profissional e pessoal.