Por Cristina Paiva, Consultora em Comunicação*
Defender bem as ideias é uma das habilidades necessárias quando o que se pretende é se comunicar bem. Pense na seguinte situação: você tem uma grande ideia que pode ser a solução para um problema vivenciado no seu trabalho. A reunião para a definição das estratégias começa e você, ao se posicionar, manifesta-se de maneira muito impositiva, por vezes explosiva, e não consegue expressar todos os argumentos necessários para que as pessoas ali presentes “comprem a sua ideia”. O que acontece? Aquela grande solução foi perdida porque o seu comportamento atrapalhou os resultados que você esperava. Quais foram os comportamentos que geraram no outro a reação de rejeitar as suas sugestões? Que características da fala estão por trás de uma postura agressiva?
Comportamento agressivo
As pessoas que são vistas como agressivas normalmente falam alto, mantêm o olhar fixo, postura desafiadora e gestos intimidadores. Além disso, o conteúdo da fala transmite hostilidade e intimidação. Quer ver exemplos de frases impositivas?
- “Faça a apresentação até o final do dia.” Uso da forma imperativa.
- “Você precisa melhorar o relatório.” Uso de frases na terceira pessoa.
- “Você ainda não fez o relatório que eu pedi?” “Você esqueceu de novo?” Uso de frases negativas.
Por meio dessas expressões, os pedidos se tornam ordens e não há abertura para o diálogo. Além disso, é muito comum que a associação do uso desses tipos de palavras com a maneira agressiva de se expressar provoque o surgimento de conflitos. Esse estilo de comunicação prejudica as relações e não contribui para alcançar o objetivo de ser bem compreendido.
O que fazer para melhorar?
A maneira como nos comunicamos interfere completamente não só na impressão que despertamos nos outros, mas também na reação que eles podem ter diante das situações que estamos vivenciando, o que faz com que os objetivos sejam alcançados ou não. O ideal é deixar de lado a agressividade e adotar uma forma assertiva de expressão. Mas, o que fazer para alcançar esse objetivo? Em primeiro lugar, a pessoa precisa saber identificar o comportamento agressivo, reconhecer as atitudes e características que podem bloquear o canal de comunicação.
Depois, buscar a compreensão das causas de se expressar dessa maneira. A nossa expressão sofre influência de alguns fatores. Entre eles, a maneira como as pessoas ao nosso redor se comunicam, as experiências e vivências que já tivemos e também os pensamentos e crenças que carregamos. É comum dentro desse estilo de comunicação a crença de que há um lado certo e o outro errado nas situações. É claro que as pessoas que adotam um comportamento impositivo acreditam que estão certas e querem, a todo custo, fazer com que os outros “entendam as suas ideias”, para não dizer “engulam as suas ideias”. Elas acreditam que são donas da verdade e que não existe outro lado da moeda.
Falta de conexão e prejuízo no diálogo
Dependendo da posição que ocupam dentro de uma empresa podem até conseguir o que querem pela imposição, mas é um comportamento que gera desconexão entre as pessoas e na equipe. Ele não contribui para o diálogo e sim para a frustração, a falta de compromisso e de motivação.
Para buscar um comportamento assertivo, que é aquele em que a pessoa consegue expressar honestamente as suas ideias, mas sem ofender o outro, é preciso ter compreensão e domínio das emoções, pensamentos e crenças, pois são eles que geram atitudes e comportamentos.
Dicas
Além disso, podemos, conscientemente, mudar o padrão de linguagem para conquistar a assertividade na comunicação. Eu quero deixar algumas dicas:
– Use expressões que indicam compreensão.
Exemplo: “Eu compreendo e entendo que você está com uma sobrecarga de tarefas esta semana, mas esse relatório é uma urgência e precisamos dele até amanhã às 10h.”
– Expresse com clareza a sua opinião, mas sem menosprezar a ideia do outro.
Exemplo: “Acredito que a sua sugestão seja válida e muito útil (dizer em que situação). Mas, para essa demanda, considero que o ideal seja fazermos da seguinte maneira…”
– Use a primeira pessoa ao fazer um pedido.
Exemplo: “Eu acredito que o relatório precisa conter os dados mais completos.” “Eu preciso desse documento hoje até por volta de 15h.”
– Adote expressões como: “É importante, é imprescindível, é fundamental que toda a equipe se engaje nesse projeto”.
Enfim, para alcançar uma performance superior na comunicação é preciso se livrar dos extremos, o que significa eliminar a passividade e agressividade. O melhor caminho é a assertividade, um tipo de expressão que pode ser desenvolvido por todos e que possibilita melhores resultados. E lembre-se: a comunicação eficaz depende de comportamentos e comportamentos são escolhas.