Quais as competências que os empregadores procuram e como essas habilidades podem ser efetivamente entregues com a ajuda da tecnologia? A Microsoft encomendou uma pesquisa junto a IDC para tentar responder essa pergunta.
O estudo Keys to the Future: Align Workforce Readiness to Ensure Student Success avaliou mais de 76 milhões de postagens de emprego, 25 mil sites de oferta de vagas e websites corporativos, representando cerca de 80% de todas os anúncios feitos no ano passado, para identificar os cargos e salários que terão o maior crescimento até 2024.
A pesquisa traça um panorama com base no mercado norte-americano (onde o levantamento foi conduzido). Veja quais os atributos mais valorizados pelas empresas:
- Habilidade de comunicação oral e escrita
2. Orientação a detalhes
3. Marketing
4. Conhecimento de ferramentas Office
5. Integridade
6. Orientação à satisfação do cliente
7. Automotivação
8. Trabalho em equipe
9. Capacidade de resolução de problema
10. Criatividade
11. Habilidade de trabalhar de forma independente
12. Organização
13. Planejamento para operações e vendas
14. Experiência/habilidade em vendas
15. Gestão de projeto
16. Saber PowerPoint
17. Coaching
18. Gestão de pessoas
19. Resolução de problemas (troubleshooting)
20. Forte capacidade de liderança
Para uma auto-análise da competência comunicativa sugiro que o ouvinte responda a cinco perguntas.
- Você consegue captar e manter a atenção do ouvinte?
- As pessoas lembram do que você disse?
- Os outros deixam você falar, sem interrompê-lo? E o contrário?
- Você focaliza a atenção no interlocutor? (evitando ouvir conversas paralelas ou distrair-se com os próprios pensamentos)
- Você responde diretamente ao que é perguntado (sem rodeios)
O ideal é que a resposta para cada pergunta seja sim. Caso contrário, as pessoas podem considerar como oportunidades para investir e/ou modificar.
E para lembrar o quanto uma comunicação eficaz se faz importante na vida pessoal e profissional das pessoas, trago uma frase de Madre Tereza de Calcutá: “ A primeira necessidade do ser humano: comunicar-se”.