Os 5 passos para uma Live de sucesso

Dicas de Lives

Por Cris Paiva, Consultora em Comunicação*

O mundo está em constante transformação, principalmente em relação aos meios de comunicação e formas de interação e consumo.  A utilização de recursos tecnológicos e digitais já era uma tendência em diversas empresas. Muitos profissionais faziam uso dessas ferramentas. Entre eles, os que atuam em organizações multinacionais ou empresas com filiais em várias partes do país. 

Diante da realidade atual, pessoas do mundo todo viram a necessidade de usar a comunicação remota nos mais diversos segmentos. Nas redes sociais, presenciamos o “boom” das Lives e Webinários. Profissionais liberais, empreendedores, artistas, contadores de histórias, cantores, políticos, todos têm voz e podem se expressar nos canais disponíveis.  

Você deve planejar bem a maneira como vai se expressar. Assim, esse momento se tornará interessante, irá atrair a atenção do público e promover engajamento. Por isso, eu trouxe algumas dicas que podem te ajudar a ter um excelente desempenho comunicativo. Vamos lá?  

Passo 1: prepare o conteúdo que será abordado

– Faça uma lista de temas que poderão ser discutidos. Verifique se todos estão ligados ao seu campo de conhecimento.

– Caso haja algum assunto que lhe gere insegurança procure referências para se atualizar.

– Procure histórias e casos que estão relacionados ao assunto. Selecione esses exemplos com antecedência. Não conte com o improviso.

– Deixe sempre uma “gordurinha” de temas para serem tratados da metade da conversa em diante. Eles serão extremamente úteis caso você termine o conteúdo antes do tempo previsto.

Passo 2: conheça a audiência

Dicas de Live
Fique atento ao perfil do público para o qual será direcionada a Live ( Foto: Pixabay)

– Saiba quem é o público que irá assistir à Live. O que essas pessoas sabem? O que seria interessante saberem? Nas redes sociais não temos domínio de quem será o público de fato, mas procure conhecer o perfil da audiência que você pretende atingir.

– Se você é o convidado da Live, saiba mais sobre a pessoa que te convidou para participar da entrevista. Quais assuntos serão abordados? Qual é a linha de trabalho? Que tipo de conteúdo a audiência dela consome? Quais foram os últimos convidados dessa pessoa para Lives?

– Assista a outras Lives feitas por quem te convidou . Observe que tipo de pergunta o seu entrevistador costuma fazer. Ele fala muito ou pouco? Dá liberdade para o entrevistado se expressar? Gosta de brincadeiras?

– Marque uma conversa com quem irá participar da Live com você. É nesse momento que vocês irão discutir os pontos a serem abordados e, principalmente, o que deverá ser evitado na conversa. 

Passo 3: cuide da sua performance comunicativa

Dicas de Live
Antes de começar a Live prepare um roteiro, de preferência, em tópicos para que você tenha mais clareza ao se expressar ( Foto: Pixabay)

– Faça um roteiro com os temas que você selecionou e esteja com ele em mãos no momento da Live. É interessante usar o modelo com tópicos e não com texto. Crie conexões, ou seja, links entre os assuntos. Esse recurso facilita a organização mental e te ajuda a ter mais clareza ao se expressar.

– Não há problema algum se você recorrer ao roteiro para se lembrar de uma frase de impacto que selecionou, do nome de autores que pretende citar ou dados estatísticos. Faça uma marcação nessas partes importantes para que seja mais fácil encontrá-las no papel quando for preciso. 

– Se for o caso, faça indicação de materiais de apoio e referências como livros, vídeos e filmes.

– Ouça com atenção e evite interrupções. Na comunicação online, pode ocorrer o incômodo “delay”, que é um atraso no áudio da fala. Se você perceber que isso está acontecendo, use pausas para diminuir a chance de ser interrompido no meio da fala ou interromper o outro participante. 

– Evite monólogos. As Lives são como entrevistas, portanto, é preciso abrir espaço para o “bate-bola”. Do contrário, a conversa se torna entediante e chata. 

– Use um tom de voz acima do habitual. Não significa gritar. É necessário fazer esse ajuste na voz porque a comunicação online não traduz toda a carga de emoção que é transferida pela linguagem corporal ao vivo. Se você não subir levemente o tom da voz pode parecer que está desanimado ou pouco interessado em falar. 

– Procure dar atenção às pessoas que assistem à Live. Caso não se sinta confortável para ler os comentários ou se o número de participantes for elevado é preferível desativá-los. 

Passo 4: ajuste os equipamentos

– Não é necessário ter um estúdio cinematográfico em casa para fazer uma transmissão ao vivo. Mas, alguns cuidados são necessários, principalmente no que diz respeito à qualidade do áudio, internet, iluminação e ambiente escolhido para a gravação.

– Procure um local com iluminação frontal. Uma ótima opção para ambientes pouco iluminados são os aparelhos Ring Light. Eles são simples e proporcionam uma excelente qualidade de luz.

– Faça testes antes de iniciar a Live. Posicione a iluminação e verifique a que distância você está da câmera. Normalmente, no modo vídeo, acontece uma aproximação da imagem. Se você se posicionar muito perto da câmera pode parecer invasivo. Por outro lado, se você se distanciar demais pode não conseguir o engajamento das pessoas, pois passa a impressão de pouco envolvimento e motivação. 

– Você pode fazer a transmissão usando diretamente o microfone do smartphone ou o fone de ouvido com microfone. Existem os fones sem fio, mas a captação do microfone não costuma ser boa. Por isso, essa pode não ser a melhor opção em termos de custo-benefício.

– Avalie o cenário atrás de você. Procure estar em um ambiente que seja tranquilo e que não desperte o interesse e a atenção do espectador mais do que a própria mensagem. Um local com muitos objetos decorativos ou livros demais pode gerar curiosidade em quem está do outro lado da tela e a pessoa pode perder a atenção por alguns instantes.

Passo 5: entenda o funcionamento

– Domine todas as operações elementares para participar da Live. 

– Verifique se já segue a pessoa que irá participar da Live com você.

– Saiba quais são os procedimentos para participar da transmissão.

– Domine a maneira correta de posicionar a câmera do smartphone. 

– Se você estiver dirigindo a Live, precisa ficar atento para entrar no horário combinado e observar com atenção o relógio para não extrapolar o tempo.

– Saiba como aceitar o pedido para que a outra pessoa entre na Live. Se ela não fizer o pedido para participar, você precisará tomar a iniciativa de fazer o convite.

– Saiba como fixar uma frase importante para que ela permaneça o tempo todo na tela. 

– Aprenda a encerrar a Live, como salvá-la, como adicionar um título e como escolher uma boa imagem para a capa.

– Se você for iniciante, faça as primeiras Lives apenas como convidado. Deixe para convidar um participante somente quando estiver bem experiente e se sentir à vontade para conduzir todo o processo.

Dicas de Live
Aplique todas essas dicas e faça uma Live de sucesso ( Foto: Pixabay)

Com essas dicas, você vai fazer sucesso nas Lives e Webinários, seja como convidado ou condutor da entrevista. Ao seguir essas orientações, você se sentirá muito mais seguro e estará preparado para fazer uma apresentação clara, interessante e atraente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu