A comunicação é considerada a mais valiosa e poderosa ferramenta que utilizamos para nos relacionar bem e alavancar projetos profissionais. Garantir que ela seja objetiva, clara e agradável é a base para o sucesso profissional. Vamos falar hoje sobre quatro quesitos e condições necessários para ter uma comunicação eficaz.
O primeiro é ter uma fala agradável. E o que isso significa? Quer dizer que as características da voz e da fala devem gerar sensação de conforto no interlocutor. O contrário pode funcionar como ruído na comunicação. Quantas vezes, por exemplo, nos sentimos incomodados por alguma característica na fala de alguém – sem nem saber identificar direito o porquê- e acabamos prestando mais atenção ao que nos irrita do que ao conteúdo e ideias que a pessoa quer nos mostrar? Nessas horas, o objetivo da comunicação se perde, vai tudo por água abaixo.
Mas, afinal de contas, que tipo de característica pode se tornar irritante aos nosso ouvidos? Sotaque excessivo, desvio na qualidade vocal- como voz rouca, hipernasal ou hiponasal, metalizada-, articulação travada ou imprecisa, desvios fonológicos conhecidos como “troca de letras” ou “fonéticos”, distorções na sonoridade das letras, velocidade acelerada ou lenta demais, excesso de variação no tom de voz ou fala monótona. Nesses casos, é interessante procurar ajuda profissional e se submeter à uma avaliação.
O segundo quesito é a clareza da fala. E isso está relacionado não só à articulação precisa, mas envolve, também, questões linguisticas como objetividade e organização do pensamento. Alguns equívocos muito comuns são a falta de organização do pensamento, o pensamento prolixo, e a dificuldade de resumir um conteúdo extenso de conhecimentos.
Embora a comunicação seja uma via de mão dupla, onde todos os lados sejam responsáveis por construir sentidos à informação, cabe ao emissor a grande responsabilidade de tornar a mensagem clara e fácil de ser decifrada. Dessa forma, é interessante se colocar, sempre, no lugar do interlocutor, para avaliar melhor o que dizer e como expor as ideias. É importante, também, saber interpretar os sinais que essa pessoa envia, pois eles irão demonstrar se a mensagem foi clara ou não.
O terceiro fator que contribui para a eficácia na comunicação é a credibilidade. Credibilidade está relacionada com a habilidade de convencer e de demonstrar quão verdadeiros são as minhas ideias, os meus conceitos e conhecimentos. Pensem no quanto é importante para um jornalista, por exemplo, demonstrar que domina a informação. Ou para um advogado, convencer que aquela informação é a verdadeira. Em qualquer atividade profissional é preciso apresentar credibilidade ao se comunicar. Não basta apenas ter o conhecimento, é necessário saber transmití-lo.
Para finalizar, vamos falar sobre ser expressivo. O que é bem diferente de ser teatral. Ser expressivo é uma característica de fundamental importância na comunicação, pois é através dessa habilidade que conseguimos conquistar a atenção e manter o foco do ouvinte. Ser expressivo é falar de forma envolvente e atraente. Digo mais: a expressividade facilita a compreensão do ouvinte. Ela é uma habilidade nata nos seres humanos e envolve recursos não-verbais da comunicação, que por sinal é a forma mais primitiva e que sempre esteve presente na nossa linguagem, muito antes do surgimento da fala e da escrita.
Somos capazes de entender as intenções na comunicação pela expressão. Isso fica bem claro quando uma criança que ainda não tem domínio total da linguagem verbal se comunica. É possível entender o que ela precisa e o que está sentindo, mesmo que ela não diga uma frase.
Algumas pessoas são mais expressivas do que outras, mas essa é uma habilidade intrínseca nos seres humanos e que pode ser aprimorada com treinamento.
Por falar nisso, é importante ressaltar que qualquer um dos quesitos apresentados nesse texto pode e deve ser aperfeiçoado, principalmente para aprimorar o desempenho profissional. A prática é a única forma de se desenvolver uma habilidade. É como andar de bicicleta, pular corda, cozinhar… só se aprende, fazendo.
Acredite no seu potencial