Para se destacar no mercado de trabalho, em qualquer área de atuação ou setor de uma empresa, é importante ir além da competência técnica. Um dos pontos fundamentais na formação da imagem profissional é saber se comunicar bem. Por isso, hoje nós vamos falar dos aspectos verbais e não-verbais que contribuem para o sucesso da comunicação.
Para que ela seja eficaz é necessário escolher bem as palavras, organizar as ideias de forma clara e ter domínio do conteúdo que está sendo tratado. Mas só isso basta? Não.
Na verdade, se não tivermos um cuidado especial com a forma como essa mensagem é transmitida, corremos o grande risco de colocar tudo a perder.
É aí que entra a linguagem não-verbal. Ela se expressa pela postura corporal, pelos gestos, pelo tom e entonação da voz, pelo uso de ênfases e de outras características da fala. Todos esses sinais podem e devem estar em sintonia com o conteúdo, pra que, assim, contribuam e facilitem o entendimento do que é dito. Eles são, também, os grandes responsáveis por impactar o ouvinte de forma positiva ou negativa e, mais ainda, de formar a imagem do emissor.
Em uma pesquisa americana, concluiu-se que 93% do impacto na comunicação são gerados pela linguagem não-verbal, ou seja, aquela que não é expressa em palavras. E apenas 7%, pela linguagem verbal, que é o conteúdo da mensagem.
Você, então, pode se perguntar: “quer dizer que não adianta eu ter um bom vocabulário?”. Não é isso. Você precisa ter domínio do conteúdo e um vocabulário primoroso, mas se não souber usar adequadamente a linguagem não-verbal, dificilmente conseguirá transmitir com eficácia o que tem para dizer. É como se você fosse um baú de tesouro, trancado, e sem chave.
Daí a importância de, ao se comunicar, buscar adequar a sua linguagem corporal e todos os outros parâmetros da fala, que ajudarão na interpretação da conversa e serão os responsáveis por gerar a sua imagem. Veja algumas dicas:
• Aprimore a sua linguagem verbal (exercite a leitura, conheça vocabulários novos, busque sinônimos, treine a organização do pensamento, domine o assunto);
• Conheça suas características positivas e negativas na fala (faça uma auto-avaliação, peça para pessoas próximas avaliarem sua fala, busque avaliação de um especialista, caso haja necessidade);
• Aperfeiçoe a sua linguagem corporal (faça gravações em vídeo, perceba o seu corpo em situações de comunicação e um pouco antes de uma conversa)
• Modifique padrões inadequados e aperfeiçõe habilidades poderosas com a ajuda de um profissional;
Lembremos das frases:
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Confúcio
“Mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito”
Peter Drucker
Grande abraço,
Cristina Paiva