Por Cristina Paiva, Consultora em Comunicação*
Na comunicação, mais importante do que falar é garantir que o outro compreenda o que está sendo dito. Pode parecer simples, mas não é bem assim.
Nesse processo, podem surgir ruídos na comunicação que levam à dificuldade de compreensão da mensagem. A clareza, portanto, deve se tornar uma grande aliada.
Para atingir os objetivos da comunicação clara e eficaz é fundamental conhecer alguns vilões. Eles impedem que as pessoas sejam bem compreendidas e promovem sérios problemas de comunicação.
Os vilões que devem ser combatidos
Falta de preparo
Quando você tem uma prova pela frente quais são as chances de você se sair bem se não estudar? Com o processo de comunicação não é diferente. Se você tem uma reunião, apresentação ou um vídeo para gravar tem que se preparar. Esse é um investimento com retorno garantido.
E não adianta se apoiar em desculpas como a falta de tempo. Um descuido pode custar muito caro. E o resultado será, inevitavelmente, a falta de organização e coerência das ideias.
Até mesmo uma preparação inadequada pode comprometer a clareza da mensagem. E isso se deve, por vezes, a um desconhecimento do público, o que impede o falante de selecionar mensagens que façam sentido para os ouvintes. Ou mesmo a falta de domínio técnico e conhecimento sobre o assunto.
Falta de concentração e de presença ao falar
A atenção é uma habilidade extremamente importante para se obter sucesso em uma tarefa. E ela inclui foco e concentração. Por isso, esteja atento e conectado à mensagem. Assim, você estabelecerá um vínculo maior com o público e terá mais clareza na fala.
Vários estímulos podem te distrair e prejudicar a sua atuação. Entre eles notificações do smartphone, conversas paralelas, janelas abertas no computador e, acredite, até o próprio pensamento. Procure, portanto, se manter em estado de atenção plena.
Falta de contexto e detalhes
Resumir uma mensagem e suprimir detalhes sobre o contexto em que a informação está inserida podem se transformar em grandes vilões da clareza da comunicação.
Ao se apresentar em uma palestra ou reunião, muitos profissionais têm receio de se tornar repetitivos e ocultam detalhes que fazem a diferença para a total compreensão do que é dito.
Já parou para pensar que o que é óbvio para você pode não ser para o seu interlocutor? Afinal, ele pode não ter o conhecimento necessário para compreender o que você diz. Saiba que a comunicação pouco específica pode gerar sérios mal-entendidos, conflitos e retrabalhos.
Falar difícil e de forma rebuscada
Há quem acredite que um falar difícil seja sinônimo de credibilidade. Esse é um grande engano. Usar palavras rebuscadas ou termos técnicos, frases longas e na ordem indireta tornam a estruturação das ideias muito complexa. E o resultado é um enorme prejuízo no entendimento da mensagem.
Esse tipo de conduta pode estar associado ao receito de parecer óbvio demais. Mas, perceba, ser simples não significa ser simplório. Nesse caso, a sofisticação reside no fato de que você será compreendido. Por isso, aprenda a se expressar de forma lógica e use uma linguagem adaptada ao público-alvo.
Prolixidade
Quando a pessoa é prolixa, o efeito pode ser desastroso e comprometer a clareza da comunicação. A plateia se distrai facilmente e o profissional pode ter a sua credibilidade abalada. Afinal, pouco ou quase nada do que ele disser será compreendido.
Esse tipo de vilão pode ser alimentado pela falta de organização e planejamento do que será dito. E ele se torna ainda mais poderoso quando a pessoa tem dificuldade de condensar as informações. A criatividade também pode ser uma armadilha se o falante abrir muitos parênteses na mensagem e confundir o público.
Derrote os vilões da comunicação
Na comunicação, o ideal é que o ouvinte compreenda de imediato a mensagem e os conceitos trazidos pelo falante. Dessa forma, ele se manterá atento e interessado em todas as informações.
Conhecendo bem os aspectos que te atrapalham ficará muito mais fácil partir para o desenvolvimento de estratégias em busca de uma comunicação qualificada. Faça a sua autoanálise e encontre formas de derrotar todos esses vilões.
E lembre-se sempre: a clareza se inicia antes da palavra ser pronunciada. Saiba o que vai dizer, organize os seus pensamentos, construa ideias lógicas e conectadas. Use a sua fala de maneira coerente com a mensagem, o contexto, o público e em sintonia com você.