Vilões da clareza: conheça 5 inimigos da comunicação eficaz

Os vilões da comunicação

Por Cristina Paiva, Consultora em Comunicação*

Na comunicação, mais importante do que falar é garantir que o outro compreenda o que está sendo dito. Pode parecer simples, mas não é bem assim.

Nesse processo, podem surgir ruídos na comunicação que levam à dificuldade de compreensão da mensagem. A clareza, portanto, deve se tornar uma grande aliada.

Para atingir os objetivos da comunicação clara e eficaz é fundamental conhecer alguns vilões. Eles impedem que as pessoas sejam bem compreendidas e promovem sérios problemas de comunicação. 

Os vilões da comunicação
Foto: Pixabay

Os vilões que devem ser combatidos

Falta de preparo

Quando você tem uma prova pela frente quais são as chances de você se sair bem se não estudar? Com o processo de comunicação não é diferente. Se você tem uma reunião, apresentação ou um vídeo para gravar tem que se preparar. Esse é um investimento com retorno garantido.

E não adianta se apoiar em desculpas como a falta de tempo. Um descuido pode custar muito caro. E o resultado será, inevitavelmente, a falta de organização e coerência das ideias.

Até mesmo uma preparação inadequada pode comprometer a clareza da mensagem. E isso se deve, por vezes, a um desconhecimento do público, o que impede o falante de selecionar mensagens que façam sentido para os ouvintes. Ou mesmo a falta de domínio técnico e conhecimento sobre o assunto.

Falta de concentração e de presença ao falar

A atenção é uma habilidade extremamente importante para se obter sucesso em uma tarefa. E ela inclui foco e concentração. Por isso, esteja atento e conectado à mensagem. Assim, você estabelecerá um vínculo maior com o público e terá mais clareza na fala.

Vários estímulos podem te distrair e prejudicar a sua atuação. Entre eles notificações do smartphone, conversas paralelas, janelas abertas no computador e, acredite, até o próprio pensamento. Procure, portanto, se manter em estado de atenção plena.

Falta de contexto e detalhes

Resumir uma mensagem e suprimir detalhes sobre o contexto em que a informação está inserida podem se transformar em grandes vilões da clareza da comunicação.

Ao se apresentar em uma palestra ou reunião, muitos profissionais têm receio de se tornar repetitivos e ocultam detalhes que fazem a diferença para a total compreensão do que é dito.

Já parou para pensar que o que é óbvio para você pode não ser para o seu interlocutor? Afinal, ele pode não ter o conhecimento necessário para compreender o que você diz. Saiba que a comunicação pouco específica pode gerar sérios mal-entendidos, conflitos e retrabalhos.

Falar difícil e de forma rebuscada

Há quem acredite que um falar difícil seja sinônimo de credibilidade. Esse é um grande engano. Usar palavras rebuscadas ou termos técnicos, frases longas e na ordem indireta tornam a estruturação das ideias muito complexa. E o resultado é um enorme prejuízo no entendimento da mensagem.

Esse tipo de conduta pode estar associado ao receito de parecer óbvio demais. Mas, perceba, ser simples não significa ser simplório. Nesse caso, a sofisticação reside no fato de que você será compreendido. Por isso, aprenda a se expressar de forma lógica e use uma linguagem adaptada ao público-alvo.

Prolixidade

Quando a pessoa é prolixa, o efeito pode ser desastroso e comprometer a clareza da comunicação. A plateia se distrai facilmente e o profissional pode ter a sua credibilidade abalada. Afinal, pouco ou quase nada do que ele disser será compreendido.

Esse tipo de vilão pode ser alimentado pela falta de organização e planejamento do que será dito. E ele se torna ainda mais poderoso quando a pessoa tem dificuldade de condensar as informações. A criatividade também pode ser uma armadilha se o falante abrir muitos parênteses na mensagem e confundir o público.

Derrote os vilões da comunicação

Na comunicação, o ideal é que o ouvinte compreenda de imediato a mensagem e os conceitos trazidos pelo falante. Dessa forma, ele se manterá atento e interessado em todas as informações.

Conhecendo bem os aspectos que te atrapalham ficará muito mais fácil partir para o desenvolvimento de estratégias em busca de uma comunicação qualificada. Faça a sua autoanálise e encontre formas de derrotar todos esses vilões. 

E lembre-se sempre: a clareza se inicia antes da palavra ser pronunciada. Saiba o que vai dizer, organize os seus pensamentos, construa ideias lógicas e conectadas. Use a sua fala de maneira coerente com a mensagem, o contexto, o público e em sintonia com você.

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